
Vamos contar como foi o roteiro de viagem saindo de Lisboa, passando por Montemor e chegando em Évora em um dia. O que fazer? O que visitar? Onde comer? Prepare-se para conhecer como foi a nossa viagem de 1 dia!
Roteiro da viagem
No dia 20 de Janeiro de 2018 resolvemos pegar o carro e ir conhecer Évora. Foi uma viagem super tranquila, rápida e não custou muitos Euros! Antes de ver passo-a-passo como foi, veja abaixo o trajeto que percorremos nesse roteiro de viagem de um dia entre Lisboa (A) > Montemor (B) > Évora (C).
Saindo de Lisboa
Pegamos nosso carro e partimos em direção à Montemor. Para iniciar nossa viagem, saímos de Lisboa e pegamos a Ponte Vasco da Gama e, em seguida, a A12.
Primeira parada: Castelo de Montemor
O acesso ao castelo é fácil e grátis. Está situado no monte mais alto da região. Ao chegar, logo percebemos que não se tratava mais de um castelo, e sim, as ruínas de um monumento de data muito antiga.
Última parada: Évora
Seguimos viagem para Évora, uma verdadeira cidade-museu que guarda vestígios dos tempos romanos, edifícios medievais, palácios e conventos que retratam a era dourada de Portugal (séculos XV e XVI). Por causa de toda essa riqueza histórica e cultural, Évora é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1986.
Onde comer em Évora?
Para almoçar, escolhemos o Vinho e Noz, um restaurante regional Alentejano. Adoramos! Recomendamos muito a visita. Chegue cedo ou reserve, pois o restaurante não comporta muita gente.
No café da tarde resolvemos seguir as dicas e conhecer a Pastelaria Conventual Pão de Rala, tradicional parada para quem vai a Évora. Provamos o beijinho de freira e o queijinho do céu. Ambos são doces e tem bastante gosto de gema de ovo, o que no nosso paladar não agradou muito. Porém, valeu muito a experiência. Lugar super aconchegante, atendimento atencioso e é notório o carinho e qualidade nos produtos. Vale a pena conhecer!
O que visitar em Évora?
Seguimos a ideia que muito foi dita em vários blogs: estacionamos o carro perto do centro (Rua dos Mercadores) e fomos andando para conhecer Évora. Começamos visitando:
- Ermida de São Brás
- Capela dos ossos, Igreja de São Francisco e Núcleo Museológico (4 euros por pessoa para as três atrações)
- Jardim público de Évora
- Catedral de Évora
- Templo Romano de Évora
- Jardim Diana