Tem dúvidas sobre como alugar apartamento em Lisboa? Seja em Lisboa ou Porto, as nossas dicas podem ser bastante úteis. Neste post iremos contar como foi a nossa experiência ao alugar apartamento em Lisboa, desde a procura, onde morar, custos, negociação e até fechar o negócio.

Como procurar?

A primeira dificuldade que tivemos ao procurar foi encontrar os termos corretos de busca. Por incrível que pareça isso faz diferença. Arrendamento de apartamentos é o substituto do nosso aluguel de apartamentos, que estamos acostumados a usar.

Outra coisa importante é em relação à quantidade de quartos. Por exemplo:

  • Um estúdio ou uma quitinete é chamado de T0;
  • Apartamento de 1 quarto é chamado de T1;
  • Apartamento de 2 quartos é chamado de T2 – e assim por diante.

Comece procurando pelo Google. Em seguida você vai notar que quase sempre os resultados mostrados envolvem os seguintes sites de classificados: Olx, Imovirtual, Idealista e Sapo. Ou em sites de imobiliárias como: Remax e Century21.

Onde morar em Lisboa?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Até hoje não temos uma resposta para nós, pois existem muitas variáveis. Levamos em conta em nossa escolha: custo, proximidade do centro e qualidade de vida.

Para decidir qual a melhor localização, leve em consideração as suas prioridades e não esqueça do custo-benefício relacionado aos transportes e o ambiente em volta. Realidade: quanto mais próximo do centro o aluguel tende a ser mais caro, porém os custos com transporte e tempo serão menores; quanto mais longe do centro de Lisboa o aluguel tende a ser mais barato e o apartamento maior, porém, com o custo maior de transporte e tempo.

Para entender a qualidade e ambiente, visite o local pessoalmente durante o dia e a noite, fique atento à vizinhança, comércio e facilidades, tais como: estacionamento na rua, mercados, parques, estações de metrô e trem (comboios) e paradas de ônibus (autocarros).

Quanto custa alugar?

Antes de falar de custos vale citar que, no ano de 2017, Portugal ganhou diversos prêmios de turismo. O principal deles:

Portugal venceu o prémio de Melhor Destino Turístico do Mundo nos World Travel Awards, tornando-se o primeiro país europeu a conquistar esta distinção. O país derrotou concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha.Público - Turismo

O que isso significa? Diretamente ao que nos interessa: uma procura maior de imóveis tanto para arrendar como para investir. Portugal tornou-se o centro dos investimentos em imóveis e fez com que o preço das casas para arrendar aumentasse 26% somente no ano de 2017. Junto a isso, os valores tendem a ser maiores de acordo com o mês que se procura, onde, em meses de férias, os aluguéis aumentam.

A nossa pesquisa foi feita no mês de Outubro de 2017 e os valores de bairros próximos do centro de Lisboa variaram de 700 a 1000 euros por mês. Lugares mais distantes do centro variavam de 400 a 650 euros. Em resumo, pelo fato de ter muita procura de imóveis, notamos que os valores parecem injustos com a realidade do país e alugar apartamento em Lisboa tornou-se um grande desafio para muita gente (e para nós também).

Cuidado com golpes!

Cuidado com ofertas de apartamentos com boa localização, bonitos por dentro, espaço grande e preço muito abaixo do praticado. É golpe! É muito normal encontrar esses tipos de anúncios, então fiquem ligados. Em hipótese alguma faça algum pagamento online para reservar, sem visitar e conhecer quem está alugando, mesmo que seja apresentado documentos, como passaporte ou cartão de cidadão.

Veja abaixo um exemplo de uma resposta de um anúncio publicado no site Idealista. Este é um exemplo real de uma tentativa de golpe, leia o e-mail recebido e veja as fotos.

E o meu animal de estimação?

Se você tem animal de estimação e vai começar a procurar apartamento, não fale nada sobre ele antes de visitar o apartamento e querer fechar negócio. Primeiro veja o apartamento e depois quando for falar com o dono para fechar você avisa que tem um animal e pergunta se tem problema.

No início da nossa procura, nós avisávamos prontamente que a gente tinha um animal de estimação e, prontamente, recebíamos alguma negativa. Então, passamos a focar em visitar e fazer a oferta primeiro, para depois falar que temos uma cachorrinha. Apenas desta forma ocorreu tudo certo para fecharmos nosso negócio e com tudo esclarecido em contrato.

Como fechar o negócio?

Como falamos antes, Portugal é o melhor destino turístico no mundo e a rotatividade dos aluguéis em Lisboa é muito grande devido a isso. Então esteja sempre a frente e feche o negócio assim que encontrar o apartamento desejado.

Para fechar negócio: Normalmente é pedido pelo corretor ou dono do apartamento um fiador, dois aluguéis antecipados (um para o primeiro mês e um calção para o último mês), recibo de salário e comprovante de declaração do imposto de renda (IRS).

Entretanto, esses requerimentos podem variar e tornar ainda mais difícil que você consiga arrendar. No nosso caso não tínhamos fiador, então foi pedido dois aluguéis a mais para compensar a insegurança. Além disso, também foi pedido um mês a mais de aluguel, devido ao apartamento ser mobiliado. E por fim, adicionamos mais um mês de antecipação para poder ficar com o apartamento, visto que o mesmo estava sendo muito procurado. Parece leilão, não é mesmo? No  total foram 6 aluguéis antecipados.

Resumo da ópera: esteja preparado financeiramente para fechar seu arrendamento.

E o contrato de arrendamento?

O contrato deve ser feito pelo proprietário do apartamento ou corretor e, além disso, deve ser registrado nas finanças. Logo depois do pagamento, o senhorio deve emitir um recibo eletrônico em seu nome e NIF. Ele tem até três meses para fazer isso. Mesmo assim é interessante você já pedir com antecedência.

O registro nas finanças e o recibo são extremamente importantes para você poder ir na Junta de Freguesia e emitir o seu certificado de residência para comprovar seu endereço em vários outros documentos que vai precisar no futuro.

Esperamos ter ajudado com o seu projeto de alugar apartamento em Lisboa. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente ou comente abaixo!

Facebook Comments
Compartilhe: